Organização do Trabalho

Organização do Trabalho

Desempenho e organização das empresas

Com uma abordagem estruturada a partir da utilização de ferramentas amplamente conhecias no mercado, a Ahptus promove a melhoria do desempenho e organização das empresas, atuando no mapeamento do fluxo de informação e da cadeia de valor dos processos corporativos. Desse modo, procuramos identificar requisitos não atendidos e a existência de desperdícios operacionais, gerando oportunidades de melhorias que, por sua vez, são refletidas na implementação de novos processos, controlo e métricas de desempenho.

Metodologias  & Performance

Metodologia Lean

Focando-se na melhoria dos seus produtos e satisfação do cliente, as empresas tendem a acumular gorduras nas suas áreas operacionais. Muitas vezes vistas como males necessários, acabam por gerar diversos entraves ao desenvolvimento, gerando necessidades de mais horas de trabalho, burocracias, atrasos e desmotivação dos colaboradores.

Através das metodologias Lean, apoiamos os nossos clientes na implementação de uma estratégia de melhoria contínua, ultrapassando os paradigmas existentes e introduzindo novos conceitos de gestão. A abordagem de cada projeto adapta-se ao cliente, mas seguindo sempre uma orientação base: analisar o Gemba (o local de trabalho), realçando o que traz Valor para a organização e identificando e eliminando os desperdícios.

As organizações podem assim atingir a sua máxima performance, pela redução de stocks e custos e pelo aumento da qualidade, flexibilidade, motivação dos colaboradores e satisfação dos clientes. Os ganhos não se limitam a situações e locais pontuais, atingindo a organização como um todo, em todas as suas áreas: Produção, Logística, Administrativa, Comercial, etc.

Metodologia Kaizen

Kaizen significa “mudar para melhor”, ou seja “melhoria contínua”. A estratégia Kaizen é focada em esforços continuados na busca de melhorias, envolvendo trabalho em equipes onde participam pessoas de toda a organização – desde a alta gerência até operadores, sem distinção.

O Kaizen permite que os programas de melhoria sejam implementados pelos próprios funcionários, atuando em equipe, sem investimentos e de forma simples e rápida.

A grande força do Kaizen vem da sua capacidade de criar um ambiente de alto comprometimento com os objetivos de melhoria e um forte componente motivacional em realizar os trabalhos.

Princípios do Kaizen

  • Dar ênfase ao cliente
  • Promover melhoramento contínuo
  • Reconhecer os problemas abertamente
  • Promover a abertura
  • Criar equipas de trabalho
  • Gerir projetos através de equipas de trabalho
  • Alimentar o processo de relacionamento correto
  • Desenvolver a autodisciplina
  • Informar a todos os funcionários
  • Capacitar todos os funcionários