Internacionalização: Como Levar o seu Negócio Além-Fronteiras?

Internacionalização: Como Levar o seu Negócio Além-Fronteiras?
20 Novembro, 2019 Ahptus
In Gestão

O ano está a terminar e os projetos e objetivos para o próximo ano começam a ser definidos. Um desses projetos poderá ser a internalização da sua empresa. Já tinha pensado nisto?

Muitas empresas conseguem criar um negócio lucrativo no seu próprio país, fazê-lo crescer e vê-lo tornar-se cada vez mais sustentável. Numa determinada fase, algumas dessas empresas sentem necessidade de avançar um pouco mais, caminhando em direção a outros países e mercados.

Porém, a internacionalização é uma decisão muito importante e complexa para qualquer projeto. Pode ser difícil saber por onde começar. Assim, deixamos-lhe algumas indicações sobre o que deverá ter em conta ao longo de um processo desta génese. 

4 Passos a ter em Conta na Internacionalização do seu Negócio

É possível?

Antes de iniciar qualquer processo, há uma pergunta que deve colocar: a sua empresa tem capacidade para iniciar e desenvolver um processo de internacionalização? Se não tiver certezas, deverá analisar os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças no contexto da sua organização.

É primordial ter a certeza de que a sua empresa terá capacidade para enfrentar todas as necessidades que um processo de internacionalização implica, de modo a não prejudicar o futuro e a sustentabilidade da sua organização.

Onde?

Depois de ter a certeza que esta é a melhor altura para avançar com a internacionalização do seu negócio, é altura de escolher para onde quer levar a sua empresa.

Nesta fase, é fundamental escolher um destino onde exista uma maior procura do produto que oferece. Para além disso, é essencial realizar uma análise profunda do respetivo mercado, percebendo as circunstâncias e condições, bem como a concorrência que irá encontrar.

Nova cultura, novo produto, nova comunicação?

Poderá acontecer que o seu produto não vá totalmente ao encontro das especificidades culturais do novo mercado em que vai começar a atuar. Assim, poderá ter que ponderar uma adaptação da sua oferta para que consiga, de facto, ter maiores e melhores resultados no seu processo de internacionalização. Deverá considerar as necessidades do seu novo target.

A McDonald’s corporation é um bom exemplo deste tipo de adaptação. Em Portugal, por exemplo, a empresa optou por introduzir um produto denominado “McBifana”, de modo a ir ao encontro da cultura gastronómica do país.

Esta adaptação poderá não ter que passar apenas pelo conceito, embalagem ou nome dos produtos. Também poderá influenciar a forma como tem que comunicar o seu produto à sua nova audiência. Pode haver necessidade de adaptar também a sua estratégia de marketing.

Assim, deverá ir ao encontro da cultura onde se vai inserir e não esperar que o contrário aconteça.

Quem?

Poderá escolher o mercado, descortinar e decidir as adaptações a nível de produto e estratégia de comunicação. Porém, se não tiver recursos humanos suficientes para levar a cabo este processo de internacionalização, nada será possível.

Terá que contratar novos colaboradores com diferentes capacidades de comunicação e linguísticas? Irá contratar pessoas do país para onde vai comercializar os seus produtos?

Qualquer que seja a sua opção, considere sempre que as pessoas serão a ligação entre o seu produto e o novo mercado e a nova cultura para quem quer comunicar. E onde pretende fazer crescer o seu negócio.

 

Como vemos, um processo de internacionalização implica diversas decisões que devem ser sustentadas em análises bem sedimentadas e trabalhadas. Para além disso, é necessário considerar e prever as condicionantes fiscais que o novo mercado lhe irá impor.

Necessita de apoio para dar resposta a estas questões e iniciar o processo de internacionalização da sua empresa? Saiba mais sobre o nosso serviço de internacionalização e fale connosco. Queremos ajudá-lo a levar a sua empresa além-fronteiras.

 

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*