5 Passos para Motivar a sua Equipa de Trabalho

5 Passos para Motivar a sua Equipa de Trabalho
28 Agosto, 2019 Ahptus
In Gestão

São diversos os cenários que poderão levar à necessidade de motivar uma equipa de trabalho. Uma mudança dentro da organização, o início de um novo projeto, o desenvolvimento de um projeto que se revelou moroso ao longo do tempo, uma estagnação da criatividade e/ou produtividade ou, por exemplo, um resultado negativo.

Um líder deve saber identificar, nestas e noutras situações, quando existe a necessidade de trabalhar a motivação dos colaboradores. E, para além de reconhecer, é fundamental executar ações que, de facto, resolvam este problema.

Fique a conhecer alguns passos que poderão ajudar a sua empresa a motivar os seus ativos humanos.

Dar Autonomia

Quando a gestão e controlo de todos os processos e decisões estão apenas centrados numa pessoa, torna-se difícil envolver os restantes colaboradores de uma forma realmente ativa.

Assim, é fundamental dar margem às equipas para que tenham a oportunidade de serem mais autónomas. No que diz respeito, por exemplo, à tomada de decisões, à sugestão e aplicação de novos métodos de trabalho, à elaboração de novas soluções para determinados cenários e problemas ou à liberdade criativa para avançarem com uma ideia/conceito/abordagem sustentada e com potencial.

Para além das equipas acreditarem que o seu contributo é fundamental, esta confiança depositada vai encorajar o crescimento pessoal, uma vez que cada elemento é desafiado a ser mais autónomo e criativo.

Apresentar Novos Desafios

Por vezes, quebrar a rotina é fundamental. Quando, por exemplo, uma equipa está envolvida num determinado projeto há muito tempo, a motivação, produtividade e criatividade poderão diminuir exponencialmente. Nestes casos, poderá ser útil atribuir a essas mesmas pessoas um novo desafio, seja ele um novo projeto, uma atividade de Team Building ou uma nova forma de executar o seu trabalho.

Outra forma de quebrar a rotina da sua organização é através da rotação de tarefas. No conjunto das ações que é necessário executar, existirão algumas necessidades que poderão ser resolvidas por todos, alternadamente. Esta dinâmica permitirá que os colaboradores se consigam “desviar” das tarefas rotineiras por uns momentos, ganhando um novo fôlego enquanto realizam algo diferente. Para além disso, mais do que uma pessoa fica habilitada a realizar essa tarefa, o que poderá facilitar em inúmeras situações o workflow das equipas.

Dar e Receber Feedback

O feedback é muitas vezes menosprezado. Porém, é uma das ferramentas mais importantes para motivar as suas equipas.

É fundamental reconhecer um trabalho bem feito, celebrar os sucessos. Mas, para além disso, é fundamental transmitir porque é que esse trabalho está bem feito. Ou, pelo contrário, porque é que está mal feito. Desta forma, cada colaborador vai perceber o que deve continuar fazer e o que deve corrigir de maneira a conseguir executar as suas tarefas em conformidade com o que é esperado.

É também primordial receber feedback. Ou seja, ouvir, fazer reuniões de brainstorming, estar atento aos comentários e sugestões dos funcionários. Estas ações permitem perceber quais as suas necessidades e opiniões, valorizando-as e indo ao encontro das mesmas.

 No fundo, é sempre útil comunicar e envolver mais. Algo que também vai permitir a um líder de equipa conhecer melhor os seus colaboradores.

Para quê? Como?

Regra geral, as pessoas trabalham com mais motivação se souberem e perceberem os objetivos do seu trabalho. Assim, é fundamental estabelecer objetivos claros e diretos, bem como explicá-los de forma transparente a todos os seus colaboradores.

Essa transparência deverá estar presente em todos os momentos, evitando ambientes negativos desnecessários dentro das suas equipas. Todos os pedidos e decisões devem ser devidamente justificados. Isto de forma a todos compreenderem a utilidade e necessidade de uma determinada ação.

Ser o primeiro

Motivar é também dar o exemplo. Será muito mais fácil os elementos de uma equipa atuarem segundo as diretrizes de um líder e estarem motivados para darem o seu melhor se virem o próprio líder a cumprir as suas próprias diretrizes. O sentimento de que todos trabalham com a mesma dedicação e empenho, segundo os mesmos valores, é um fator determinante para a produtividade das equipas.

Quer elaborar um plano para motivar as suas equipas de trabalho mas não sabe por onde começar? Ficou com dúvidas? Fale connosco. Queremos ajudá-lo a aumentar o potencial da sua empresa.

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*