5 Razões Para Apostar na Internacionalização da Sua Empresa

5 Razões Para Apostar na Internacionalização da Sua Empresa
27 Fevereiro, 2019 Ahptus
In Gestão

Internacionalização. Segundo o Business Dictionary pode ser entendida como “A tendência crescente das empresas para atuarem além das fronteiras nacionais”. Sendo um grande passo para qualquer negócio, torna-se fundamental perceber quais os principais benefícios que a Internacionalização reserva para as empresas.

Inovação e Aprendizagem

A entrada em novos mercados pode possibilitar o contacto com novas tecnologias, novos conhecimentos e novas ferramentas de trabalho. Esta aprendizagem poderá potenciar a inovação na sua empresa, tornar o seu método de trabalho mais eficiente e, por fim, melhorar os seus resultados.

Segurança

Qualquer empresa ou negócio valoriza a estabilidade. E o facto de a sua empresa estar presente em mais do que um mercado poderá dar-lhe alguma segurança.

Um bom resultado num determinado mercado poderá compensar um resultado mais fraco num outro mercado. A instabilidade ou crise económica num mercado pode não condicionar totalmente o futuro da sua empresa. Isto se, ao mesmo tempo, estiver presente noutro mercado em que não existe nenhuma condicionante externa adversa.

Novos mercados

Muitas empresas procuram a Internacionalização devido à saturação dos mercados.

Em 2012, a Deloitte e a Aicep Portugal Global realizaram o “Estudo sem fronteiras – PMEs levantam voo”. O estudo refere que “Aproximadamente 35% das empresas que responderam ao inquérito consideram que a primeira razão que leva as empresas a dar início ao processo de internacionalização está relacionada com a saturação do mercado nacional, que condiciona fortemente o potencial de crescimento das empresas nacionais.”

“A segunda razão invocada por, aproximadamente, 26% das empresas (…) está relacionada com a melhoria das suas margens e da rentabilidade das operações.”, refere também o estudo.

De facto, esta saturação dos mercados leva a que muitas empresas procurem novos pontos onde possam desenvolver o seu negócio e onde conseguem oferecer produtos únicos.

Novas oportunidades

Ao ponderar entrar em novos mercados, há que pensar no que a empresa tem para oferecer ao mercado, mas também no que o mercado pode oferecer à empresa. Num novo mercado, poderão existir novos parceiros de investimento e novas oportunidades de investimento. Para além disso, determinados mercados oferecem vantagens económicas úteis.

Concorrência

Por fim, todos os aspetos anteriormente descritos contribuem para uma vantagem competitiva face aos concorrentes. Para além disso, a Internacionalização poderá possibilitar um maior reconhecimento do nome da sua empresa. Dentro e além-fronteiras.

De facto, a Internacionalização é um passo muito importante para qualquer negócio. Nesse sentido, não é suficiente conhecer os benefícios que podem resultar desta decisão. É fundamental estudar os mercados onde pretende estabelecer o seu negócio, nomeadamente, as culturas e possíveis restrições e vantagens que estes possam oferecer.

A Ahptus, no âmbito do seu serviço de Internacionalização, ajuda-o a conhecer melhor os mercados estrangeiros. Contacte-nos.

 

 

Fontes

Internationalization. (s.d.). Obtido em 2019, de Business Dictionay: http://www.businessdictionary.com/definition/internationalization.html

Deloitte, & Global, aicep Portugal (2012). Estudo sem fronteiras – PMEs levantam voo. Obtido em 2019, de http://www.pofc.qren.pt/ResourcesUser/2012/Noticias/estudo_semfronteiras_terminal_1.pdf

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*