Comunicação Interpessoal
Área
Carga Horária
Formato
E-learning
Valor do Curso
Sob consulta
Comunicação Interpessoal é o processo pelo qual as informações são trocadas e entendidas por duas ou mais pessoas, normalmente, com a intenção de motivar ou influenciar o comportamento. Ser um bom comunicador não é apenas ter a habilidade de um grande orador, é essencial saber como expor ideias e pontos de vista. O bom comunicador é claro, conciso e tem competências da inteligência emocional. Os comunicadores de sucesso são assertivos e efetivos em transmitir as suas mensagens.
Uma pessoa assertiva é positiva, demonstra autoconfiança e sabe comunicar. Comunicar com assertividade é uma competência fundamental no ambiente profissional por facilitar e promover a capacidade de se conseguir expressar, de forma direta, as suas opiniões, necessidades e emoções, sem ansiedade desnecessária ou violação das necessidades do seu interlocutor.
Este curso dar-lhe-á competências para se afirmar nos vários contextos e desenvolver os seus recursos pessoais para lidar com atitudes de comunicação ineficaz
Objetivo Geral:
O curso de Comunicação Interpessoal e assertividade tem como principal objetivo desenvolver, nos participantes, competências de comunicação construtiva e eficaz.
Objetivos Específicos:
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar os vários perfis comunicacionais
- Reconhecer os comportamentos associados aos vários tipos de personalidade
- Adotar uma comunicação assertiva, benéfica à relação interpessoal
São destinatários deste curso, todas as pessoas com especial interesse em trabalhar e aperfeiçoar as suas competências de comunicação de forma otimizar um relacionamento interpessoal mais eficaz e produtivo, independentemente da sua área de formação ou prática profissional.
Pré-requisitos:
Este curso não exige conhecimentos prévios acerca do tema.
É necessário computador com acesso à Internet.
Modalidade de formação:
Formação contínua e de aperfeiçoamento
Forma de organização da formação:
Curso em regime de Ensino à Distância online (e-Learning). O Curso desenvolve-se ao longo de 4 Sessões de formação onde cada uma tem a duração de 4horas e está dividido em 4 módulos. Considera-se que os formandos terão uma carga de trabalho total aproximada de 16 horas, totalmente assíncronas.
Módulos | Conteúdos |
---|---|
Avaliação Diagnóstica | Avaliação Diagnóstica |
Módulo 1. Processo Comunicativo e Ciclo Comunicacional | Elementos básicos do processo comunicacional Ciclo comunicacional |
Módulo 2. Comunicação Eficaz e Estilos Comunicacionais | Determinantes da Comunicação eficaz Diferentes estilos comunicacionais Estilos de Comunicação |
Módulo 3. Barreiras à Comunicação | Barreiras à comunicação Comportamento Assertivo |
Módulo 4. Processamento da Informação | Componente emocional da Assertividade Desenvolvimento da Assertividade Processamento de informação Tipos de perguntas |
Avaliação | Avaliação da formação e dos formandos |
O curso decorrerá em regime e-Learning de forma totalmente assíncrona, através da Plataforma Informática Moodle, sendo realizado acompanhamento ativo e contínuo por parte do e-formador, através de diversas metodologias existentes na plataforma.
Ao implementar uma variedade de metodologias e técnicas de formação no Moodle (como Fóruns, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras) o tutor permite que os formandos tenham experiências de aprendizagem dinâmicas e eficazes, promovendo o envolvimento, a colaboração e o sucesso formativo.
Serão realizados momentos de atividades formativas e sumativas no final de cada módulo, com prazos definidos e através da própria Plataforma Moodle.
A avaliação do curso é composta por duas componentes:
- Avaliação Contínua e Formativa (80% da Nota Final), realizada ao longo do Curso e dividida em dois critérios, nomeadamente, no cumprimento dos critérios de avaliação nos diversos Fóruns de Discussão e na realização das E-atividades Formativas propostas (testes e trabalhos).
- Avaliação Final e Sumativa (20% da Nota Final), baseada na realização do trabalho ou teste final, que deverá ser submetido dentro do prazo previamente estabelecido.
Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Os formandos são considerados aprovados com a nota final igual ou superior a 10 valores.