Coordenação e Gestão da Formação na Empresa
Área
146 – Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas
Carga Horária
50 horas
Formato
E-learning
Valor do Curso
Sob consulta
O gestor e/ou coordenador pedagógico, desempenha numa organização um papel fundamental na dinamização da atividade formativa, sendo responsável por planear, organizar e promover todas as atividades do processo formativo.
Este curso permite dotar os responsáveis das empresas e outras organizações de competências que lhes permitam organizar e gerir a formação internamente cumprindo com a obrigatoriedade legal.
Objetivo Geral:
O curso de Comunicação Interpessoal tem como principal objetivo dotar os responsáveis das empresas e outras organizações de competências que lhes permitam organizar e gerir a formação internamente cumprindo com a obrigatoriedade legal.
.
Objetivos Específicos:
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Conceber e implementar ações de formação
- Escolher os métodos, os instrumentos e os auxiliares pedagógicos numa ação de formação.
São destinatários deste curso todos os empresários, gestores de empresas, responsáveis de departamentos de recursos humanos que tenham interesse em assumir a responsabilidade da formação interna na empresa.
Pré-requisitos:
Os Formandos devem possuir:
- Computador com acesso à Internet em banda larga
- Conhecimentos e prática de informática como utilizadores
- Conta de correio eletrónico ativa, bem como prática e hábito diário na sua utilização
Modalidade de formação:
Formação contínua e de aperfeiçoamento
Forma de organização da formação:
Curso em regime de Ensino à Distância online (e-Learning). O Curso desenvolve-se ao longo de 5 semanas e está dividido em 3 módulos. Considera-se que os formandos terão uma carga de trabalho total aproximada de 50 horas, totalmente assíncronas.
Módulos | Conteúdos |
---|---|
Módulo 1. Formação profissional na empresa – Conceitos, regulamentação e planeamento |
Conceitos associados à formação
Obrigatoriedade da empresa em matéria de formação: formação contínua versus formação em SST. Legislação associada à formação O plano de formação As fases do ciclo formativo |
Módulo 2. Conceção, desenvolvimento e avaliação da formação |
Desenvolvimento de um programa de curso
O formador do curso Forma de organização da formação Dossier Técnico-Pedagógico Métodos e instrumentos pedagógicos de avaliação da formação Instrumentos de avaliação dos resultados da formação Conceção de questionários O dossier técnico-pedagógico Elementos constituintes do dossier Formulários e evidências Análise de resultados Relatórios de formação |
Módulo 3. Emissão dos certificados – Plataforma SIGO |
A plataforma SIGO
O funcionamento e utilização do SIGO Inscrição da entidade no SIGO Criação de cursos e de ações de formação Inscrição de Formandos Emissão de certificados Retificação de informação no SIGO |
O curso decorrerá em regime e-Learning de forma totalmente assíncrona, através da Plataforma Informática Moodle, sendo realizado acompanhamento ativo e contínuo por parte do e-formador, através de diversas metodologias existentes na plataforma.
Ao implementar uma variedade de metodologias e técnicas de formação no Moodle (como Fóruns, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras) o tutor permite que os formandos tenham experiências de aprendizagem dinâmicas e eficazes, promovendo o envolvimento, a colaboração e o sucesso formativo.
Serão realizados momentos de atividades formativas e sumativas no final de cada módulo, com prazos definidos e através da própria Plataforma Moodle.
A avaliação do curso é composta por duas componentes:
- Avaliação Contínua e Formativa (65% da Nota Final), realizada ao longo do Curso e dividida em dois critérios, nomeadamente, no cumprimento dos critérios de avaliação nos diversos Fóruns de Discussão e na realização das E-atividades Formativas propostas (testes e trabalhos).
- Avaliação Final e Sumativa (35% da Nota Final), baseada na realização do trabalho ou teste final, que deverá ser submetido dentro do prazo previamente estabelecido.
Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Os formandos são considerados aprovados com a nota final igual ou superior a 10 valores.