Formação: Melhore o Desempenho das Suas Equipas

Formação: Melhore o Desempenho das Suas Equipas
11 Dezembro, 2019 Ahptus
In Formação para Empresas

O desempenho das equipas de trabalho não se resume apenas à capacidade das mesmas para realizarem todas as tarefas da sua lista semanal. Esta representa uma parte importante, porém, existem mais critérios que uma empresa deverá ter em conta.

Quanto tempo é que os seus colaboradores demoram a executar determinada tarefa? As suas equipas de trabalho sabem exatamente quais as necessidades a que têm de dar resposta? Qual o nível de qualidade que os outputs dos seus colaboradores têm? Os prazos são cumpridos?

De facto, são muitos os fatores que devem ser considerados quando uma organização aborda a questão da melhoria do desempenho dos seus funcionários. Mas existe uma ferramenta que poderá ajudar a melhorar cada um destes aspetos: a formação.

 

Mais Formação, Melhor Desempenho

Aquisição e Revisão de Conhecimentos

Uma das utilidades mais reconhecidas à formação é a aquisição de conhecimentos. Porém, esta ferramenta é também útil para que os colaboradores consigam atualizar ou rever conhecimentos que já tenham adquirido

Ao analisar a realidade da sua empresa, poderá perceber que o desempenho de algum dos seus colaboradores poderá não ser o esperado porque este não possuí todo o conhecimento necessário para realizar as suas tarefas da melhor forma. Ou porque o conhecimento que possuí já se encontra desactualizado ou desajustado à realidade da sua organização.

A formação poderá ser a forma mais eficiente de lidar com situações como esta. Para além de ser uma solução menos custosa para a sua empresa. Isto porque ficará mais caro dispensar e/ou contratar novos funcionários do que investir nas pessoas que já conhecem o funcionamento, missão e objetivos da sua organização.

 

Mais e Melhor

Para além da aquisição ou revisão de conhecimentos, existem formações que poderão ajudar as suas equipas noutras esferas do seu trabalho. Poderá procurar soluções formativas que dêem resposta a necessidades como “Gestão de tempo e produtividade” ou “Dinâmica e Trabalho em equipa”.

Assim, aliando o conhecimento com outras técnicas úteis de gestão de trabalho, a formação irá permitir que os funcionários trabalhem de acordo com objetivos e resultados. Irá conseguir que as suas equipas realizem mais tarefas, com mais qualidade e em menos tempo.

Estas situações de formação são ainda úteis para que os funcionários alinhem o seu trabalho às expectativas de quem os coordena, percebendo exatamente o que é esperado deles.

 

Clientes mais satisfeitos

Se as equipas de trabalho da sua organização passam a conseguir trabalhar com mais qualidade, dando uma resposta mais rápida e assertiva a cada tarefa, os clientes vão ficar automaticamente mais satisfeitos. Porque o que dantes demorava 1 semana, pode agora demorar 3 dias. E em menos tempo, poderão receber um resultado melhor do que o que tinham antes.  

Assim, o investimento que fizer hoje na formação dos seus colaboradores irá refletir-se no output global da empresa. A curto e longo prazo.

 

Equipas mais satisfeitas

Ao apostar na formação das suas equipas de trabalho, valorizando-as, estas vão ficar mais confiantes e motivadas para realizarem as suas tarefas. Colaboradores felizes vão produzir mais.

De forma a aumentar ainda mais esta satisfação, esta será ainda uma boa oportunidade para fomentar um ambiente de trabalho mais positivo. Promova o diálogo, ouvindo e tendo em conta as opiniões dos seus funcionários. Seja transparente, dando feedback  e explicando as suas avaliações positivas e negativas para que as suas equipas possam perceber que pontos devem melhorar.

 

Antes de avançar com qualquer tipo de processo, é fundamental analisar. Perceber as razões que levam a um baixo desempenho ou a uma redução da eficiência das suas equipas. Depois, desenvolver um plano de formação que deve estar sempre adaptado às necessidades e realidade da sua organização.

Não sabe por onde começar? Ficou com dúvidas? Através do nosso serviço de Formação para Empresas, podemos ajudá-lo a dar um passo em frente. Fale connosco e comece hoje a melhorar o desempenho da sua empresa.

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*