Gestão de Tempo: Para o Sucesso do Seu Projeto Todos os Segundos Contam

Gestão de Tempo: Para o Sucesso do Seu Projeto Todos os Segundos Contam
28 Novembro, 2019 Ahptus
In Gestão

“Já são estas horas?”, “Não vou conseguir terminar esta tarefa a tempo”, “Devia ter começado por aqui”. Quantas vezes partilha este tipo de desabafos com os seus colegas de trabalho? Ou os ouve dos seus colaboradores? Tempo. Uma condicionante que influencia todos os aspetos da esfera pessoal e profissional. Mas, apesar de não o conseguirmos controlar, é possível geri-lo de forma a conseguirmos retirar o máximo de proveito dele.

A gestão eficiente do tempo dentro de uma empresa traduz-se fundamental em conseguir definir tempos reais e tangíveis para todas as tarefas.

Porém, ao mesmo tempo, esta gestão implica um outro conjunto de ações complementares. Nomeadamente: Planear a longo prazo tudo o que será necessário dar resposta; Priorizar as diferentes tarefas; Definir objetivos e prazos tangíveis; Delegar tarefas, evitando realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Mas quais os benefícios práticos de que a sua empresa poderá usufruir ao realizar esta gestão eficiente do tempo?

Tempo: O Novo Melhor Amigo do Seu Negócio

Cumprir prazos

Ao priorizar todas as tarefas e definir tempos reais para a sua execução, consegue mais facilmente cumprir e prever os prazos de entrega. Existe uma noção mais apurada do que é urgente e do que é importante. Sendo mais simples decidir para que tarefas direccionar primeiro a atenção.

Mais qualidade

O facto de perceber quais são as tarefas mais relevantes e às quais se deve dedicar mais tempo, leva a que as suas equipas as realizem com maior qualidade. A lacuna da gestão eficiente do tempo leva muitas vezes a que tarefas importantes sejam deixadas para último. E, assim, sejam depois efetuadas com pressa e menor dedicação. Comprometendo o output da organização juntos dos seus clientes.

Mais produtividade

Ao ter consciência de todas as situações a que é necessário dar resposta, a tendência é que os seus colaboradores realizem cada tarefa com maior celeridade. Isto, sem colocar em causa a qualidade referida anteriormente.

Este foco leva a um aumento da produtividade o que leva, por sua vez, a um aumento da motivação das suas equipas. Porque, com o mesmo tempo que tinham antes, conseguem agora realizar mais tarefas com maior qualidade. Sentindo que dedicam o tempo necessário ao que é realmente importante.

Não há tempo para más decisões

Muitas vezes, uma má gestão do tempo dentro de uma empresa ou dentro de uma equipa de trabalho leva a um aumento do stress e da ansiedade. Todos andam sempre a correr contra o relógio. Nesta confusão, com pouco tempo para decidir e refletir, são tomadas más decisões que podem comprometer o futuro da organização a curto ou longo prazo.

Uma boa gestão do tempo permite que, quando surgem situações inesperadas, todos tenham uma janela de oportunidade para perceber que caminho seguir. Porque tudo está organizado.

Tempo para novos projetos

Poderá acontecer que uma ótima gestão do tempo dentro da sua organização leve a que alguns elementos tenham algum tempo livre. Estas pessoas poderão dedicar-se a outros projetos ou questões que necessitam de ser resolvidas e que geralmente vão sendo sempre adiadas.

 

Assim, uma boa gestão de tempo poderá levar, de forma geral, a uma melhor performance da sua organização. Desta forma, estará mais perto de atingir todos os objetivos definidos. Conseguindo realizar mais trabalho com menos desgaste dos seus colaboradores.

Necessita de apoio para conseguir gerir o tempo das suas equipas de forma mais eficiente? Descubra o nosso serviço de Apoio à gestão e fale connosco.

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*