Como identificar oportunidades de negócio?

Como identificar oportunidades de negócio?
28 Outubro, 2019 Ahptus
In Gestão

De forma a assegurar a continuidade e sustentabilidade de um projeto, as empresas devem estar constantemente atentas e empenhadas em identificar novas oportunidades de negócio. Novos desafios que possibilitem o crescimento da organização.

Para conseguir aproveitar estas oportunidades, é fundamental saber como as encontrar. Conheça alguns passos que o poderão ajudar nesta tarefa.

O que dizem os seus clientes? Como é que se comportam?

Dedique tempo a analisar o feedback dos seus clientes. Geralmente, esta informação permite-lhe perceber o que está a correr bem e o que está a correr mal. Mas, para além disso, poderá permitir-lhe perceber quais as necessidades e desejos que o seu público-alvo tem. E assim, saber com mais precisão onde a sua empresa e o seu projeto poderá fazer a maior diferença.

Os seus clientes poderão dar-lhe informação através das suas opiniões, avaliações, e críticas. Porém, os seus comportamentos também lhe podem revelar dados preciosos que poderão orientar as suas ações para determinadas decisões a nível estratégico ou comercial.

Qual a estratégia da sua concorrência?

É fundamental observar e analisar o comportamento das empresas concorrentes de sucesso. Perceber qual a sua estratégia de atuação e de que forma se vão moldando às necessidades e desafios do mercado. Por esta observação, é também possível identificar oportunidades que a sua empresa pode aproveitar na mesma área de negócio.

O que passa no mundo?

As suas oportunidades de negócio poderão estar além-fronteiras. Já tinha pensado nisso? Muitas vezes, o mercado nacional fica saturado e a margem de crescimento e notoriedade pode não ser muito relevante.

Vale a pena analisar o comportamento de mercados externos que se relacionem com a sua área de negócio, de forma a perceber se existe espaço para o seu projeto marcar a diferença. Uma decisão que deve ser bem ponderada, tendo em conta a capacidade da organização para um investimento desta natureza.

Conhece a sua empresa?

Depois de identificar possíveis oportunidades de crescimento para o seu negócio é fundamental não tomar decisões precipitadas. É primordial ter um conhecimento profundo dos seus recursos e dos pontos fortes e pontos fracos da sua organização. Ou seja, ter consciência da capacidade de atuação da sua empresa, bem como os objetivos da mesma. Assim, nenhuma decisão colocará em causa o seu futuro e a sua sustentabilidade.

Ficou com dúvidas? Precisa de apoio de forma a atingir uma maior rentabilidade dos negócios e uma eficiência empresarial superior? Descubra o nosso serviço de apoio à gestão e fale connosco.

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*