Kaizen: Uma Mudança Positiva de Cada Vez

Kaizen: Uma Mudança Positiva de Cada Vez
30 Outubro, 2020 Ahptus
In Portugal2020

Quando os resultados não são os esperados, muitas vezes, a tendência dos gestores é concretizar uma grande mudança que traga transformações milagrosas.

Essas ações gastam muitos recursos de uma só vez, exigem muitas mudanças ao mesmo tempo e não envolvem as equipas nos processos, porque o objetivo é ser rápido e eficaz. Porém, tomando este caminho, muito dificilmente será atingida a meta pretendida.

A solução é tentar melhorar todos os dias, dando um passo de cada vez em direção a uma melhoria global da empresa. Esta cultura organizacional é conhecida como Metodologia Kaizen, uma filosofia que defende as pequenas mudanças positivas, diárias e eficientes.

Kai significa “mudança” e Zen significa “bom”, segundo algumas definições que é possível encontrar. Mas, na generalidade, o termo significa “mudar para melhor” ou “melhoria contínua”. Assim, entende-se que esta filosofia empresarial estabelece que existe sempre margem para melhorar o funcionamento e os resultados de algo e que isso se faz através de um processo diário e não pontual.

Mas quais são, de facto, as principais vantagens e transformações que a Kaizen permite?

 

Mais envolvimento das equipas

A estratégia Kaizen envolve o trabalho em equipas e a participação de pessoas de toda a organização – desde a alta gerência até operadores, sem distinção.

Assim, permite que os programas de melhoria sejam implementados pelos próprios funcionários, criando um ambiente de alto comprometimento com os objetivos de melhoria e uma forte componente motivacional em realizar os trabalhos.

Todo este envolvimento gera maior satisfação em cada colaborador, uma vez que este se sente parte fundamental e integrante do processo e compreende o objetivo de todas as ações realizadas.

A par disto, é fundamental que sejam proporcionados momentos em que todas as pessoas possam contribuir com ideias e soluções livremente. Da mesma forma, é primordial discutir sobre essas mesmas propostas de forma saudável e transparente e identificar problemas que ainda não estejam resolvidos.

Tudo isto irá potenciar todas a cooperação e comunicação.

 

Mais eficiência da organização

As mudanças diárias e positivas, não permitem apenas envolver as equipas e criar um bom ambiente de trabalho. Vão muito para além disso.

A verdade é que o esforço para tentar melhorar uma situação de cada vez de forma consistente, permite ir colmatando algumas pequenas falhas que, no final, fazem uma grande diferença. Exemplo disso, é a quebra de maus hábitos e rotinas, bem como a constante redução de desperdícios, seja desperdício de talento, tempo, energia ou até dinheiro.

Ao fim de algum tempo, será possível obter uma utilização mais optimizada dos recursos e, consequentemente, uma evolução positiva da realidade da empresa.

 

Mais satisfação com os resultados

Apesar de não ser uma ferramenta que acarreta resultados imediatos, a Kaizen faz algo melhor: respeitando o ritmo da organização, permite que esta cresça de forma saudável e sustentável.

A partir daqui, os resultados irão começar a ser identificados e, com eles, cria-se um ambiente de satisfação geral que impele todos a continuarem o trabalho.

Sendo fundamental celebrar a concretização dos objetivos, é também essencial continuar a planear, experimentar, analisar e atuar. Só assim, neste processo constante, é que os resultados se manterão satisfatórios.

 

Podemos resumir a Kaizen nos seguintes princípios:

Dar ênfase ao cliente
Promover melhoria contínua
Reconhecer os problemas abertamente
Promover a abertura
Criar equipas de trabalho
Gerir projetos através de equipas de trabalho
Alimentar o processo de relacionamento correto
Desenvolver a autodisciplina
Informar a todos os funcionários
Capacitar todos os funcionários

Gostava de aplicar esta estratégia na sua cultura empresarial? É importante contar com profissionais que saibam adaptar cada filosofia a cada organização. Na Ahptus, temos sempre em conta os seus objetivos e a realidade da sua empresa. Conheça o nosso serviço de Organização do Trabalho e conte connosco.

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*