Os Principais Erros que Impedem o Sucesso do seu Negócio

Os Principais Erros que Impedem o Sucesso do seu Negócio
2 Outubro, 2020 Ahptus
In Gestão
Os erros fazem parte da essência humana. São inevitáveis e intrínsecos a cada pessoa. Porém, o que faz toda a diferença é a capacidade de aprender e de minimizar possíveis situações de erro. Para isso, é fundamental estar atento a possíveis cenários que poderão, muito provavelmente, condicionar o futuro da sua empresa. Uma boa preparação é fulcral para antecipar e evitar contextos de crise e risco e ultrapassar obstáculos.

Reconhecer os erros para evitar riscos 

Não definir objetivos, planeamento e estratégia 

Uma das principais falhas de muitas empresas é a falta de planeamento. A curto, médio e longo prazo. Planear permite antecipar necessidades, dificuldades, gastos, entre outros. E mais do que antecipar, ajuda a preparar, evitar surpresas, riscos desnecessários e a garantir uma melhor qualidade do trabalho. Tudo é pensado com mais tempo, cautela e cuidado. Quando falamos em planeamento falamos de objetivos. Os objetivos são um pilar primordial na essência de uma organização. Eles definem o caminho para onde todas as tarefas se dirigem e são a meta onde todos os colaboradores anseiam chegar. Os objetivos fazem com que todas as ações sejam muito mais incisivas e eficientes. O planeamento e os objetivos vivem no cerne da estratégia da empresa. E esta estratégia, tal como todas as decisões tomadas em qualquer departamento ou situação, devem ser assentes em dados, números e factos reais. Só assim é que esta vai conseguir cumprir o seu verdadeiro propósito. De outra forma, não servirá os interesses e o futuro da organização. No fundo, o importante é conseguir estruturar um plano simples, transparente, claro, conciso e, claro, eficiente.

Não fazer corresponder as pessoas às necessidades 

A estrutura de uma empresa não precisa de ser permanente. Muitas vezes, é necessário realizar alterações nas equipas, definir novas responsabilidades, redistribuir tarefas, mudar pessoas de departamentos. Isto não quer dizer, necessariamente, que as equipas de trabalho estejam a funcionar mal ou que os objetivos não estejam a ser atingidos. Porém, existem alturas em que as necessidades das organizações mudam ou são ajustadas e pode ser necessário fazer com quem a estrutura das equipas acompanhe essa nova realidade. Estes processos de mudança podem, em determinados contextos, ser encarados com alguma resistência ou apreensão. Porém, é fundamental que as empresas não o deixem de fazer apenas por receio, que é o que muitas vezes acontece. Por outro lado, devem apresentar claramente todos os motivos que levam a essa decisão e que facultar todos os recursos necessários a uma boa adaptação.

Não estudar o mercado 

Qualquer empresa que não estude intensivamente o mercado que quer explorar está, à partida, a dificultar todos os seus objetivos. É essencial que a organização consiga definir o seu público-alvo, as suas necessidades, hábitos de consumo, interesses, entre outros. Assim, as equipas trabalham percebendo perfeitamente para quem estão a vender, não assentando as suas ações em expectativas ou ideias pré-concebidas. Para além de olhar para o cliente, é fundamental olhar para a concorrência. Perceber como os concorrentes trabalham, como estão a comunicar, as suas últimas inovações. A concorrência, de qualidade ou menos qualitativa, é sempre uma ótima fonte de aprendizagem.

Não delegar 

Conjugar todas as responsabilidades numa só pessoa, numa só equipa ou num só departamento não é viável. Isto só fará com que os processos fiquem estagnados e que o work-flow da organização seja lento e moroso. É fundamental utilizar de forma eficiente todos os recursos de que a empresa dispõe, partilhar informação com quem precisa, abrir canais de comunicação, promover uma estrutura transparente. Só desta forma é que será possível dar respostas a todos os pedidos.

Não considerar o feedback 

Por muito óbvio que possa parecer, um dos principais erros das empresas é não atender às críticas construtivas e feedback que possam surgir de dentro ou de fora da empresa. Todas as opiniões construtivas são ricas fontes de aprendizagem e evolução para a organização, desde que sejam tidas em conta. Depois de receber estas informações, é necessário analisar objetivamente como é que estas se podem aplicar à realidade empresarial e como é que poderão ser implementadas. Na Ahptus, trabalhamos todos os dias para ajudar a sua empresa a crescer e melhorar. Precisa de apoio para identificar possíveis erros que estejam a condicionar o futuro e sustentabilidade da sua empresa? Poderá consultar o nosso serviço de Apoio à Gestão e contactar-nos.

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*