Plano de Formação: Planear o Caminho para o Sucesso do seu Projeto

Plano de Formação: Planear o Caminho para o Sucesso do seu Projeto
30 Julho, 2019 Ahptus
In Formação para Empresas

O investimento na Formação dos ativos humanos é encarado, cada vez mais, como um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio. Esta aposta coloca as empresas num caminho de diferenciação fase aos seus concorrentes. Permite ainda que as organizações consigam resistir às constantes mudanças dos mercados.

De forma atingir estes resultados, é necessário desenvolver um plano de Formação eficaz, conciso e objetivo. Assim, é fundamental dedicar tempo à preparação e ao planeamento.

Como Desenvolver um Bom Plano de Formação

O quê?

Primeiro, há que analisar a realidade da organização, de forma a perceber, objetivamente, quais as necessidades a que a Formação vai dar resposta. Quais são as lacunas existentes e as competências que precisam de ser trabalhadas. Tal vai permitir construir um plano muito mais objetivo e eficaz.

A identificação das necessidades pode ser feita através da observação e estudo do quotidiano da empresa ou, por exemplo, através da consulta de determinados registos.

Para além disso, é fundamental reunir o feedback dos colaboradores, ouvir a sua opinião em relação às suas necessidades e às necessidades das equipas onde estão envolvidos.

Ao ouvir as carências reais em primeira mão, torna-se possível envolver todas as pessoas no processo. Este gesto muito importante leva a que a necessidade de formação seja muito mais facilmente compreendida e interiorizada por todos.

Quem?

Ao mesmo tempo que se identificam as necessidades é possível também identificar o público-alvo. Ou seja, a que se destinará a formação. Aqui, torna-se importante perceber que diferentes pessoas têm diferentes necessidades, o que se poderá reflectir na necessidade de vários tipos de formação.

Para quê?

É importante definir e perceber os objetivos tangíveis finais de todas as ações de Formação. Assim, o plano deve adaptar-se não só às necessidades, mas também ao objetivos gerais da organização. Para que este seja, de facto, um investimento em linha com aquilo que a organização pretende atingir no futuro. Cada plano de formação deve ser totalmente personalizado a cada empresa.

Como?

Depois de conseguir definir os objetivos há que desenvolver e planear métodos que ajudem todos os envolvidos a atingi-los. É fundamental ter um profundo conhecimento das competências atuais e a desenvolver do grupo de formandos para que as dinâmicas adotadas sejam o mais direccionadas e eficazes possível.

No decorrer e no fim do processo é importante estar atento ao feedback dos formandos e realizar uma avaliação, de forma a conseguir melhorar constantemente o seu plano de Formação.

 

Quer implementar um Plano de Formação na sua empresa? Ficou com algumas dúvidas? Na Ahptus, acreditamos que cada organização é única e, por isso, disponibilizamos formações adequadas a cada contexto e necessidade. Fale connosco e comece hoje a apostar no futuro do seu projeto.

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*