Responsabilidade Social: Um Pilar do seu Negócio

Responsabilidade Social: Um Pilar do seu Negócio
23 Abril, 2020 Ahptus
In Gestão

Neste tempo desafiante para a sociedade, têm sido desenvolvidas várias iniciativas que pretendem atenuar os efeitos da pandemia do Covid-19 junto das populações. Algumas dessas iniciativas estão a ser criadas por empresas.

Estas ações integram a vertente da responsabilidade social das organizações. Um pilar do já trabalhado por alguns negócios, em diversos âmbitos. Porém, esta é uma área que continua a ser descurada por muitas organizações.

A responsabilidade social pode ter diversas formas: donativos, voluntariado, cumprimento das obrigações fiscais e económicas, respeito pelos direitos humanos e do trabalho, preservação do ambiente ou, por exemplo, a criação de movimentos e projetos que vão de encontro a necessidades reais das comunidades.

 

A importância de criar mais para além do lucro

Seja o que os seus clientes procuram

Cada vez mais, os clientes preferem comprar produtos de empresas que tenham um impacto positivo e construtivo nas comunidades em que estão inseridas. Mesmo que, em algumas situações, esses produtos sejam mais caros do que as outras opções. A responsabilidade social é, muitas vezes, um critério determinante na hora de decidir entre dois produtos ou parceiros.

 

 Melhore a perceção do seu negócio

Ao apostar e comunicar as ações de responsabilidade social, vai melhorar a imagem que os seus clientes e potenciais clientes têm da sua empresa. Para além do público começar a encarar a sua organização de outra forma, é possível que isso resulte também na obtenção de novos clientes que, por sua vez, se identificam mais com esta nova maneira de estar do seu negócio.

 

Reduza custos e aumente a inovação

Algumas ações de responsabilidade social, por exemplo as que estão relacionadas com a preservação do ambiente, permitem uma redução de custos de produção. Isto porque, muitas vezes, estão relacionadas com cortes de gastos desnecessários de papel, água ou outros recursos.

A redução de custos permite, muitas vezes, encontrar soluções nunca consideradas para determinados produtos e situações. Estas novas soluções poderão resultar em novos produtos, novas formas de produzir, novas situações de inovação.

 

Crie uma equipa motivada e competente

Uma empresa que privilegie a sua vertente de responsabilidade social vai atrair colaboradores que também valorizem esse âmbito. Ou seja, colaboradores que estão dispostos a ir para além do esperado e do óbvio, que conseguem surpreender, formular novas soluções criativas e pertinentes.

Para além disso, a aposta nas ações de responsabilidade social pode ser um ponto de motivação para os colaboradores atuais da sua organização. Uma vez que revelam que a empresa se preocupa com mais aspetos para além do lucro. E também porque essa aposta se traduz muitas vezes em ações práticas de voluntariado ou solidariedade social em que os próprios colaboradores podem participar.

 Esta motivação será também um combustível para uma maior produtividade e envolvimentos dos seus colaboradores.

 

Um exemplo de responsabilidade social em Portugal

Super Bock

Com a evolução do Covid-19, são muitos os materiais que os hospitais necessitam para fazer frente a esta pandemia. Para além disso, é imenso o esforço de todos os profissionais de saúde envolvidos na luta contra este vírus.

Tendo em conta esta realidade, a Super Bock decidiu agir. A cerveja sem álcool Super Bock Free passou a chamar-se Super Doc, numa homenagem “Aos que deixam tudo para trás para estar na linha da frente”, refere a marca.

Mas a ação vai mais para além do nome. O álcool retirado da cerveja é convertido em gel desinfectante para mãos, numa parceria da marca com a Destilaria Levira. O gel é depois distribuído a unidades hospitalares do país.

 

O investimento em ações de responsabilidade social é um fator de diferenciação em relação aos concorrentes. Para além disso, revelam um pensamento a longo prazo: são ações planeadas com o objetivo de criarem um futuro mais responsável e sustentável para o mundo e para a sua empresa.

Fique em casa. Nós continuamos ao seu lado.

A Ahptus tem uma equipa de profissionais prontos e disponíveis para ajudar a sua empresa a ultrapassar os desafios atuais. Ficou com dúvidas em relação à aplicação da responsabilidade social ao seu negócio? Fale connosco.

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*