Seja O Líder Que A Sua Empresa Precisa

Seja O Líder Que A Sua Empresa Precisa
31 Janeiro, 2019 Ahptus
In Gestão

Uma ideia de negócio bem sedimentada e uma equipa multidisciplinar disponível para a desenvolver. Entre os dois terá que existir alguém que tenta sempre explorar o potencial da estrutura ao máximo: o líder.

4 Princípios para uma liderança de sucesso

Comunicar

Podendo parecer uma característica óbvia, a comunicação é muitas vezes descurada por aqueles que lideram equipas. Esta ferramenta não deve ser apenas usada para o coordenador transmitir informações e/ou as suas ideias. Deve antes promover espaços de diálogo em que todos tenham oportunidade para o fazerem.

Assim, é também importante proporcionar momentos em que todos os elementos da equipa possam partilhar ideias. Aqui, um bom líder deve saber ouvir todas as opiniões. Deve ser o primeiro a assumir que se deve conseguir encontrar soluções em conjunto.

Para além disso, uma liderança eficaz exige um contacto diário com toda a equipa. Há a necessidade de se criarem canais de comunicação práticos e acessíveis a todas as pessoas. Por exemplo, chats de equipa.

A comunicação constante permite ainda um acompanhamento mais assertivo das necessidades dos colaboradores. Para além de mostrar atenção e preocupação pelo bem-estar de todos.

Por fim, o bom uso desta ferramenta será fundamental para conhecer as pessoas com quem se trabalha. Conhecer as suas competências, expectativas e, por exemplo, sistemas de trabalho individuais, possibilitando uma gestão mais eficaz do conjunto.

Ser exemplo

Um líder não manda apenas fazer. Esta função tão importante para o sucesso de qualquer organização, vive muito do exemplo. Se o líder pede que os colaboradores não falhem prazos de entrega de trabalho, essa exigência também se lhe impõe.

Um líder define os princípios que uma organização ou equipa devem seguir. Nesse sentido, tem também ele que os colocar em prática.

Pensar o futuro

Warren Bennis é reconhecido como um dos pioneiros no campo contemporâneo dos estudos sobre liderança. O autor referiu que a “Liderança é a capacidade de traduzir visão em realidade.”

De facto, mais do que cumprir objectivos mensais, o líder estabelece o objetivo final do trabalho. E, para além disso, inspira toda equipa a trabalhar para essa meta. Assim, todas as decisões são tomadas tendo em vista o longo prazo e a sustentabilidade da organização.

Ser inovador

Steve jobs, co-fundador da Apple Inc, referiu que a “Inovação distingue um líder de um seguidor”. 

Neste sentido, um líder não tem receio de arriscar, quebrar rotinas e sistemas de trabalho implementados. É antes um promotor da mudança dentro das organizações e no seio as equipas. Encontra novas formas de executar e coordenar as tarefas. Alia a criatividade aos objetivos estabelecidos, elevando todo o potencial do contexto em que está.

Aposte na sua formação pessoal e desenvolva competências essências para se tornar num verdadeiro líder. Contacte-nos.

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*