Team Building Outdoor: Leve a Sua Equipa para fora do Escritório

Team Building Outdoor: Leve a Sua Equipa para fora do Escritório
31 Agosto, 2020 Ahptus
In Gestão

Nos últimos meses, todas as pessoas viram a maior parte das suas rotinas alteradas. Da mesma forma, as empresas sentiram a necessidade de adaptar as suas estruturas e processos, bem como comportamentos no local de trabalho. Algumas destas mudanças criaram outros desafios, nomeadamente, em relação à continuidade da promoção de atividades em grupo e em equipa.

Um facto comum a indivíduos e entidades é a valorização do distanciamento social, bem como dos espaços arejados e ao ar livre. Mas mesmo tendo em conta esta necessidade de evitar juntar muitas pessoas no mesmo local, principalmente fechado, existem formas das empresas continuarem a promover a melhoria da produtividade e uma maior união das suas equipas. Como? Através dos Eventos de Team Building Outdoor.

No âmbito destas iniciativas, as instituições conseguem alcançar diversos objetivos, num ambiente seguro em que todos os intervenientes se sentirão confortáveis e mais suscetíveis a adquirirem novas competências.

 

Porquê trocar o escritório pelos espaços outdoor?

 

Resolver desafios e conflitos

As atividades de Team Building Outdoor consistem, maioritariamente, em desafios e jogos estimulantes que obrigam à resolução de problemas em equipa. Muitas vezes, estas iniciativas são oportunidades perfeitas para solucionar alguns conflitos e tensões entre colaboradores, colocando-os lado a lado com o mesmo objetivo. Dando-lhes uma missão em comum.

Desta forma, é ainda possível melhorar o fluxo de comunicação entre todos, eliminando obstáculos que possam ter vindo a dificultar alguns processos e situações.

 

Promover equipas mais unidas e eficientes

Quando uma equipa enfrenta dificuldades, obstáculos e desafios em conjunto, existem sinergias que se criam. O espírito de união é reforçado e existe uma sensação de sucesso que é partilhado por todos e que se deseja perpetuar.

Estes contextos permitem ainda que os colaboradores se conheçam melhor uns aos outros, para além do contexto de trabalho, e que fomentem amizades entre si. Para além disso, cada pessoa irá desenvolver um maior sentido de responsabilidade tanto pelo seu espaço envolvente (a natureza) como pelas pessoas que estão à sua volta.

Os eventos de Team Building Outdoor dão espaço a que cada colaborador mostre competências que nunca tinha tido oportunidade de colocar em prática. Assim, estes contextos são ótimos momentos para uma avaliação real e mais interessante das verdadeiras forças e fraquezas dos colaboradores e das equipas.

Uma das vantagens destes eventos é que, na maior parte das vezes, estes sentimentos e aprendizagens são transportados instintivamente para o local de trabalho. Tal irá permitir que as equipas realizem as suas tarefas com maior satisfação, eficiência, tendo sempre em conta o bem-estar individual, da restante equipa e a preservação da qualidade do ambiente de trabalho.

Para além disso, tendo uma noção global das reais competências das equipas, é possível realizar ajustes nos processos de trabalho que permitam uma otimização geral dos recursos da empresa.

 

Aumentar a confiança

No meio de todas as aprendizagens que os colaboradores podem realizar, existem um aspeto muito importante: a sensação de valorização. O facto de uma instituição realizar de Eventos de Team Building irá fazer com que os funcionários se sintam valorizados, necessários e importantes. Porque o são. Esta valorização cria uma maior confiança e auto-estima em cada colaborador para enfrentar as tarefas do quotidiano.

 

Desenvolver hábitos saudáveis

As atividades de Team Building Outdoor envolvem tarefas mais físicas, que obrigam os colaboradores a deixarem a secretária e a cadeira para trás. E esse é o principal objetivo: mudar o cenário, o ambiente e despertar todos os sentidos para novas aprendizagens.

O contacto com espaços ao ar livre permite ainda uma diminuição do stress, um carregamento de energias e a promoção de atitudes mais positivas e saudáveis.

Todas estas mudanças e este tempo para ganhar um novo fôlego irão melhorar a capacidade de foco, a criatividade e a forma como os colaboradores enfrentam problemas e riscos. Irão conseguir analisar as situações de crise com mais calma, ponderação e de forma mais positiva.

 

De um modo geral, todas estas alterações de atitudes e aprendizagens irão permitir que a empresa tenha um aumento do volume e qualidade da produção. Porque, se os colaboradores estão no seu melhor, é muito mais fácil que a instituição consiga atingir também o seu melhor.

Quer organizar um Evento de Team Building Outdoor mas não sabe por onde começar? Na Ahptus, queremos ajudá-lo a aumentar o potencial da sua empresa. Saiba mais sobre o nosso serviço de Eventos de Team Building aqui.

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*