Teletrabalho: Como manter bons níveis de produtividade?

Teletrabalho: Como manter bons níveis de produtividade?
1 Abril, 2020 Ahptus
In Gestão

Desde há algumas semanas que a maioria das empresas viu a sua realidade transformar-se quase totalmente. O surto epidemiológico Covid-19 veio trazer novos desafios económicos, logísticos, criativos e humanos.

Entre todas as mudanças que tiveram que acontecer, está o teletrabalho. De facto, muitas organizações enfrentaram a necessidade de pedir aos seus colaboradores que estes trabalhassem a partir de casa. Para segurança de todos.

Porém, para que a adaptação a esta nova realidade laboral decorra da melhor forma possível, é importante que exista coordenação. Assim, os gestores de equipa devem compreender a grande necessidade de orientar os seus colaboradores e partilhar todas as indicações pertinentes.

Conheça algumas dicas que poderão ajudar as suas equipas a manter bons níveis de produtividade.

 

Novo escritório, o mesmo horário

A partir do momento em que se começa a trabalhar a partir de casa, poderá haver uma tendência para deixar de cumprir o horário laboral. Isto porque, o computador está sempre ali por perto e a qualquer altura o podemos ligar e trabalhar.

Porém, é fundamental que todos os colaboradores continuem a trabalhar apenas durante o horário normal de trabalho. Fundamentalmente, porque vai permitir manter a maior normalidade possível no que diz respeito à rotina da organização.

Todos têm a garantia da disponibilidade dos seus colegas para o que for necessário, dentro daquelas horas. Torna-se menos provável que os colaboradores trabalhem mais horas do que o necessário. São mantidos os momentos de intervalo, essenciais para a boa performance de cada colaborador.   

A manutenção destes hábitos contribui para uma rotina saudável e produtiva.

 

Planear, à distância

Mais do que nunca, é muito importante planear e priorizar todo o trabalho que existe. Cada colaborador, individualmente, e as equipas, no seu conjunto.

Trabalhar em casa poderá envolver estar rodeado de mais distrações. É muito mais fácil desviarmo-nos do que é fundamental. O contacto com os colegas não é tão imediato. Cada elemento acaba por mergulhar apenas no seu trabalho, sem tanta noção do que acontece na rotina dos seus colegas.

Assim, ter um plano de tarefas diário e semanal ajuda a perceber o mapa global de prioridades e objetivos, sem os perder de vista. Entendo, em todos os momentos, o que é esperado de cada elemento.

 

À distância de um clique

É primordial que as empresas assegurem formas de manterem um contacto constante com os seus colaboradores. Videochamadas, telemóvel, conversas de grupo e email. Todas as ferramentas devem ser colocadas à disposição de todos.

Estes meios permitem manter rotinas como reuniões de equipa. Ajudam os colaboradores a cumprirem os seus horários, dando-lhes um espaço onde podem avisar sempre que entram, saem ou fazem uma pausa no trabalho. São também uma plataforma de partilha de dificuldades, frustrações e sucessos.

Principalmente, contribuem para uma sensação contínua de proximidade entre todos.

 

Acompanhamento constante

Para muitos dos seus colaboradores, esta pode ser uma adaptação relativamente simples e imediata. Para outros, poderá ser mais difícil gerir uma rotina de trabalho em casa, por diversos motivos.

Assim, é importante um acompanhamento constante de ambos os cenários. Motive os colaboradores que se conseguem adaptar mais facilmente a continuarem o bom trabalho. Ajude e apoie os colaboradores que sentirem mais dificuldades ao longo do processo, dando dicas e orientações para uma rotina saudável e produtiva.

 

Fique em casa. Nós continuamos ao seu lado.

A Ahptus tem uma equipa de profissionais prontos e disponíveis para ajudar a sua empresa a ultrapassar os desafios atuais. Precisa de apoio na implementação do teletrabalho? Consulte o nosso serviço de Organização do trabalho e fale connosco.

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*