Primeiros Socorros, Combate a Incêndios e Evacuação de Pessoas
Área
862 – Segurança e Higiene no Trabalho
Carga Horária
40 horas
Formato
E-learning
Valor do Curso
Sob consulta
Os acidentes acontecem quando menos esperamos. Como tal, é fundamental estar preparado para intervir em situações de acidente e/ou emergência.
No caso das organizações, estas devem ter uma estrutura interna capaz de assegurar as atividades de primeiros socorros, de combate a incêndios e evacuação de trabalhadores em situações de perigo grave e iminente. Neste âmbito, devem dispor de um plano de ação, com as medidas adequadas a executar em caso de acidente e/ou emergência.
Esta formação é de extrema importância para saber prestar os primeiros socorros antes da chegada de auxílio dos profissionais. Saber como agir em situações de emergência pode fazer a diferença e por esse motivo, estas são competências fundamentais que todas as pessoas devem possuir.
Objetivo Geral:
O curso de Primeiros Socorros, Combate a Incêndios e Evacuação de Pessoas tem como principal objetivo habilitar os formandos de conhecimentos e competências que lhes permitam prestar a primeira assistência à vítima; efetuar a seleção de agentes extintores e aplicar as regras de segurança na evacuação de pessoas.
Objetivos Específicos:
No final do curso, os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar e caracterizar situações de emergência;
- Prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou doença súbita;
- Saber atuar ao deparar-se com um acidente ou outra emergência, operando meios de primeira intervenção;
- Aplicar as regras de segurança na evacuação de pessoas.
São destinatários deste curso, todas as pessoas que procurem uma Aprendizagem Formal nesta temática.
Pré-requisitos:
Os Formandos devem possuir:
- Computador com acesso à Internet em banda larga
- Conhecimentos e prática de informática como utilizadores
- Conta de correio eletrónico ativa, bem como prática e hábito diário na sua utilização
Modalidade de formação:
Formação contínua e de aperfeiçoamento
Forma de organização da formação:
Curso em regime de Ensino à Distância online (e-Learning). O Curso desenvolve-se ao longo de 3 semanas e está dividido em 3 módulos. Considera-se que os formandos terão uma carga de trabalho total aproximada de 40 horas, totalmente assíncronas.
Módulos | Conteúdos |
---|---|
Módulo 1 – Primeiros Socorros |
Princípios gerais
Exame Geral da Vítima Alterações de Consciência Posição Lateral de Segurança Alterações Cardiorrespiratórias Choque Hemorragias Traumatismos Lesões articulares, musculares e ósseas Intoxicações SBV – Adulto |
Módulo 2. Combate a Incêndios |
Fenómeno do Fogo
Combustão, Triângulo do Fogo Evolução de um Fogo: Causas Fases de evolução de um incêndio Transferência de energia Classes do Fogo Métodos de extinção Equipamentos de combate a incêndio |
Módulo 3. Evacuação de Pessoas |
Situações de Emergência
Sinalização de Segurança Iluminação de Segurança/Emergência Medidas de Autoproteção Plano de Emergência Interno Organização de emergência Instruções de segurança |
O curso decorrerá em regime e-Learning de forma totalmente assíncrona, através da Plataforma Informática Moodle, sendo realizado acompanhamento ativo e contínuo por parte do e-formador, através de diversas metodologias existentes na plataforma.
Ao implementar uma variedade de metodologias e técnicas de formação no Moodle (como Fóruns, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras) o tutor permite que os formandos tenham experiências de aprendizagem dinâmicas e eficazes, promovendo o envolvimento, a colaboração e o sucesso formativo.
Serão realizados momentos de atividades formativas e sumativas no final de cada módulo, com prazos definidos e através da própria Plataforma Moodle.
A avaliação do curso é composta por duas componentes:
- Avaliação Contínua e Formativa (80% da Nota Final), realizada ao longo do Curso e dividida em dois critérios, nomeadamente, no cumprimento dos critérios de avaliação nos diversos Fóruns de Discussão e na realização das E-atividades Formativas propostas (testes e trabalhos).
- Avaliação Final e Sumativa (20% da Nota Final), baseada na realização do trabalho ou teste final, que deverá ser submetido dentro do prazo previamente estabelecido.
Todas as notas são expressas numa escala de 0 a 20 valores. Os formandos são considerados aprovados com a nota final igual ou superior a 10 valores.