Teletrabalho: Dicas para gerir uma equipa

Teletrabalho: Dicas para gerir uma equipa
26 Julho, 2021 Ahptus
In Gestão

O teletrabalho foi uma das principais mudanças que surgiram do facto de enfrentarmos uma pandemia sem precedentes. Além de garantir uma maior qualidade de vida a muitos de nós, o teletrabalho permitiu aos trabalhadores manter os mesmos direitos e deveres de um colega que realize a maioria das suas funções no escritório da respetiva empresa.

A adaptação a esta nova forma de trabalhar foi um desafio para a grande maioria dos trabalhadores abrangidos, mas não foi menos desafiante para quem tem a responsabilidade de liderar equipas em teletrabalho.

A verdade é que dificilmente o teletrabalho voltará a ter um papel secundário, sendo que em muitas empresas veio mesmo para ficar. Por isso, o desafio de como liderar uma equipa remotamente mantém-se.

Com o objetivo de ajudar, selecionámos algumas dicas que podem ser úteis para consolidar e tirar o máximo rendimento das suas equipas em teletrabalho:

 

– CONFIANÇA, O PONTO DE PARTIDA

Sem confiança não se vai longe! Quem gere uma equipa precisa confiar nas suas pessoas. Sendo demasiado controlador, não só o desgastará a si, como irá gerar conflitos desnecessários e inimigos da produtividade. Se já existia essa relação de confiança, então não tem como não continuar assim.

 

– OUÇA AS SUAS PESSOAS

É importante conhecer os pontos fortes e os pontos de evolução dos elementos da sua equipa. Torna-se assim fundamental o ato de saber ouvir o que os seus colegas têm a dizer, mas igualmente saber questionar para tentar conhece-los ainda melhor. Não se foque apenas nos prazos. Procure saber que desafios o trabalhador encontrou até cumprir essa tarefa. Aproveite também para conversar um pouco mais informalmente, procurando saber se fora do trabalho as coisas estão a correr bem. Nunca será uma perda de tempo, mas sim um investimento, pois o seu trabalhador sentir-se-à mais integrado e envolvido.

 

– OBJETIVOS E ‘DEADLINES’

Definir objetivos de curto e médio prazo pode ser uma estratégia para aumentar a produtividade, clarificando o que necessita de ser feito, direcionando o foco para a entrega do trabalho e não na quantidade de horas de trabalho. Os gestores devem estar disponíveis para, em conjunto com as respetivas equipas, definirem estes objetivos e estabelecer prazos exequíveis, não só para o indivíduo, mas também para a equipa. Defina um cronograma de reuniões, com alguma periodicidade (uma vez por semana, por exemplo, para ajudar no acompanhamento da equipa).

 

– FERRAMENTAS ONLINE ALIADAS DO TRABALHO

Se já as utilizava no escritório, em teletrabalho são mesmo indispensáveis. Há imensas ferramentas online que pode usar para gestão de projetos, gestão do tempo, compartilhar arquivos, para videoconferências, etc. Só tem de escolher aquelas que melhor se adequam à sua equipa e ao tipo de trabalho. Por exemplo, o Skype ou o Zoom são das aplicações mais utilizadas para chamadas de áudio e vídeo, onde é possível criar grupos ou gravar chamadas. Para partilhar informação, o Google Drive permite uma colaboração em tempo real num mesmo projeto. O Trello permite criar e organizar as tarefas por projetos, com a possibilidade de anexar ficheiros e comentários.

 

– COMUNICAÇÃO, O PONTO COMUM A TODAS AS OUTRAS

A comunicação é ponto que une todas as outras dicas e é fundamental para um excelente funcionamento das equipas. É da responsabilidade do gestor criar canais que facilitem esta mesma comunicação. Nas reuniões por videoconferência, por exemplo, deve pedir para que todos tenham as câmaras ligadas. Este gesto pode ajudar a fortalecer os laços entre todos e facilitar a comunicação. O reputado professor de comportamento organizacional, Mark Mortensen, indica que o gestor deve dedicar um esforço extra para cultivar uma dinâmica positiva na equipa, de modo a que todos de sintam conectados. A distância pode criar uma sensação de falsa harmonia, por isso fique atento e resolva os conflitos sendo assertivo, com inteligência emocional, pois mesmo sendo a partir de casa, a comunicação tem que ser sempre fluida e transparente.

 

É gestor de várias equipas em teletrabalho e ainda procura potencializar o seus pontos fortes? Consulte os especialistas da Ahptus através dos nossos serviços de Consultoria. Nós podemos ajudá-lo a ajudar a sua equipa!

Comments (0)

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*